Free Joomla Template by Discount Justhost

AIKIDO E SAÚDE

Sensei Josemar em traje de Cerimônia de Graduação

O Aikido é uma prática para a vida muitas vezes confundida com uma luta ou esporte. Porém, a prática do Aikido vai muito mais além de uma atividade física.

A fonte primordial para o nascimento do Aikido é o “Ki” e como estamos tratando do tema saúde, podemos definir “Ki” como energia vital ou vitalidade. Então todo o treinamento existente no Aikido visa revitalizar essa energia existente no nosso corpo. Quando essa energia não esta distribuída de forma harmônica em nosso corpo somatizamos o seu desequilíbrio de diversas formas, como dores de cabeça, estresse, problemas circulatórios e\ou síndromes psicológicas.

O “Do” é o caminho ou a via que utilizamos para que o “Ki” seja revitalizado a cada treino, a cada encontro e estudo dos princípios existentes no Aikido. Utilizamos essa via como uma estrada principal para, em primeiro lugar, termos uma consciência corpórea e polirmos a nossa mente e, posteriormente, para nos entendermos com algo maior: que seria o próprio convívio social com a família e demais grupos, e o próprio universo em si. Tenhamos aqui universo como o todo que nos cerca, família, amigos, trabalho, desejos e sensações.

O resultado de seguir o caminho “Do” praticado no Aikido, que revitaliza o nosso viver através do conhecimento e redescobrimento do nosso corpo e espírito, é a harmonia “Ai”. É a flexibilidade para podermos viver um dia de cada vez, buscando nesse dia momentos felizes, desvencilhando-nos de situações problemáticas, e nos desapegando da felicidade vindoura, que somente será atingida após muitos anos de trabalho. Chamamos esse sentimento de Ichi go Ichi E, ou seja, “um encontro uma vida”. É o discernimento para entender que existem vários momentos especiais ao decorrer de um dia que não irão se repetir por toda uma vida, e que muitas vezes não os observamos por falta de percepção.

“Falamos em corpo, mente e espírito; esses são os motivadores que levam as pessoas a praticar determinada atividade física ou arte oriental. No Instituto Makoto de Aikido, além de focarmos os treinos nesses três pilares, inserimos outro pilar muito importante, o convívio social.”

O corpo humano é uma estrutura feita para se movimentar, e o fazemos na nossa infância, adolescência e fase adulta. Contudo, devido às tarefas inerentes à profissão e outros compromissos, esquecemo-nos de dar a devida atenção a essa estrutura e, unindo essa desatenção a uma alimentação desregrada fadamos o nosso corpo a diversas doenças. O corpo é o recipiente que guarda o espírito, ele é o reflexo do nosso interior, do nosso sentimento de “estar bem”. Por ter fundamental importância, não devemos ser relapsos com o mesmo. A prática diária denominada de “Keiko”, das técnicas de autodefesa existentes no Aikido, os alongamentos e as práticas meditativas, independente da idade ou das limitações físicas de cada um, faz com que o corpo exerça a sua função fisiológica com melhor produtividade e por mais tempo.

O bem-estar mental almejado por muitos, o chamado “desestressar”, é tratado no Aikido em harmonia com a prática corpórea. E o ponto principal para isso é a percepção. Pois novamente ao nos dedicarmos única e expressamente ao trabalho, estudo, família, sem ao menos por alguns momentos diários pararmos e nos perguntamos: “Como “eu” me sinto?”, isso pode ser o ponto de partida para as várias síndromes subjetivas danosas existentes atualmente. No “Dojo”, local de treino, são seguidas certas regras de etiqueta tradicionais do Aikido, certos movimentos de respiração que visam harmonizar interiormente a ansiedade e o desequilíbrio emocional, bem como existem momentos para a meditação reflexiva. Nesse novo panorama nasce no praticante uma nova consciência do “eu” e a sua percepção torna-se mais aguçada, pois ele esta em constante contato com movimentos de ataque e defesa; ele se vê totalmente envolvido em um novo ambiente dedicado a novas descobertas e superações intrínsecas, causando assim uma catarse mental de todo um dia repleto de sensações e possíveis ocasiões desagradáveis, surgindo assim o repouso mental e o relaxamento do corpo.

Ichi Go Ichi E Kanji

O espírito e o convívio social: após longos anos de prática, percebemos que não tem como dissociar esses dois elementos, pois o treino diário do Dojo deve prepará-lo para situações que ocorrem fora do Dojo. Para isso o seu espírito deve ser sereno e ao mesmo tempo determinado. O primeiro passo para polir o espírito é o estudo do seu “ego” conflitando suas questões pessoais com as tantas outras existentes no Dojo e fora dele. Porém o que se percebe no Instituto é que a prática é feita a partir do “Shizen Tai”, ou seja, um estado de espírito natural e descontraído. Assim o praticante inicia o seu treino procurando libertar-se de vícios sociais frustrantes e aplicar-se em buscar uma harmonização em Dojo baseada na sinceridade e respeito.

Sendo sinceros em suas convicções, mas tratando tantas outras ideológicas com respeito sincero, significantes discriminantes são eliminadas com o passar do tempo. A pessoa percebe que muitas questões que ela carrega são fardos adquiridos por vícios que a mesma, por falta de percepção, nem sequer teve interesse em analisá-los e, se necessário, descartá-los.

O praticante se torna uma pessoa flexível, sabendo posicionar-se nos mais diversos ciclos sociais sem causar conflitos. O seu espírito encontra a serenidade em conviver com aquilo que é o “oposto”, agindo com atividade ou passividade nos momentos adequados, buscando nunca trazer danos a sua existência.

No Instituto Makoto de Aikido, a prática social é feita nos treinos diários e através das Coordenações e Consultoria, que organizam a nossa estrutura e os mais diversos encontros comemorativos e educacionais. Tendo assim, a base sólida de um grupo social coeso, para que então possamos levar esse exemplo para os demais grupos existentes em nossa vida, a começar pelo primeiro de todos que seja a família.

Ter saúde ou ser uma pessoa saudável! Para que possamos alcançar esse estado de “saúde”, devemos nos conhecer fisicamente, mentalmente, espiritualmente e saber viver bem em comunhão com outras pessoas. E a melhor forma de nos conhecermos é procurar iniciar algo novo em nossa vida, pois uma pessoa saudável é uma pessoa flexível, uma pessoa que está em eterno movimento e aprendizado. E no Instituto Makoto de Aikido esta é a nossa prática para vida.

Josemar Dias

Sensei Fundador e Líder do Instituto Makoto de Aikido

Acessos: 85

Makoto

MAKOTO é o Kanji que significa SINCERIDADE e verdade interior; seu sentido expressa a concordância espiritual oriunda do coração entre o que se fala e o que se faz.

Sakura

SAKURA

Flor de Cerejeira - ou SAKURA, representada no brasão do Instituto Makoto, há muito tempo é adorada pelos japoneses, pois além de integrar a flora nacional do Japão, também simboliza o Ichi Go Ichi E.

Virtudes familiares

Virtude familiares

 

 

 

 

Sintonia de Ideais e Ações

Sintonia de Ideais e Ações

Externe o seu melhor

Externe o seu melhor