Free Joomla Template by Discount Justhost

AIKIDO E SAÚDE

Sensei Josemar em traje de Cerimônia de Graduação

O Aikido é uma prática para a vida muitas vezes confundida com uma luta ou esporte. Porém, a prática do Aikido vai muito mais além de uma atividade física.

A fonte primordial para o nascimento do Aikido é o “Ki” e como estamos tratando do tema saúde, podemos definir “Ki” como energia vital ou vitalidade. Então todo o treinamento existente no Aikido visa revitalizar essa energia existente no nosso corpo. Quando essa energia não esta distribuída de forma harmônica em nosso corpo somatizamos o seu desequilíbrio de diversas formas, como dores de cabeça, estresse, problemas circulatórios e\ou síndromes psicológicas.

O “Do” é o caminho ou a via que utilizamos para que o “Ki” seja revitalizado a cada treino, a cada encontro e estudo dos princípios existentes no Aikido. Utilizamos essa via como uma estrada principal para, em primeiro lugar, termos uma consciência corpórea e polirmos a nossa mente e, posteriormente, para nos entendermos com algo maior: que seria o próprio convívio social com a família e demais grupos, e o próprio universo em si. Tenhamos aqui universo como o todo que nos cerca, família, amigos, trabalho, desejos e sensações.

Leia mais...

AIKIDO E HAKAMA

Hakama em destaque

As sete pregas do hakama (5 na frente e 2 atrás) tem o seguinte significado simbólico

1.Yuki = coragem, valor, bravura

2.Jin = humanidade, caridade, benevolência

3. Gi = justiça, retidão, integridade 

4. Rei = etiqueta, cortesia, civilidade

5. Makoto = sinceridade, honestidade, realidade

6. Chugi = lealdade, fidelidade, devoção

7. Meyo = honra, reputação, glória ou reputação, dignidade, prestígio.

 

"No Japão do pós-guerra muitas coisas eram difíceis de conseguir, incluindo tecidos. Devido a esta escassez, nós treinávamos sem hakama.

Nós tentamos fabricar hakamas das cortinas usadas nos blackouts nos ataques aéreos, mas devido a sua longa exposição ao sol ao longo dos anos, as áreas dos joelhos se transformavam em pó assim que começávamos a praticar swari waza. Nós estávamos constantemente remendando aqueles hakamas.

Foi naquelas condições que alguém veio com uma sugestão : "Por que não dizemos que é incorreto o uso do hakama até que você se torne shodan ?". Essa idéia foi levada adiante como uma regra temporária para evitar despesas. A idéia de aceitar a sugestão nada teve a haver com tornar o hakama um símbolo de graduação em dan."

Shigenobu Okumura Sensei, "Aikido Today Magazine", # 41.

Leia mais...

AIKIDO E SAKURA

Castelo e Sakura

Sakura - A Cerejeira Japonesa

Em março, o inverno se vai com o branco da neve e o frio. A primavera chega, enfeita e dá cor à paisagem do Japão com muitas flores. Dentre elas, a sakura, das cerejeiras típicas do arquipélago.

Poucos meses são tão esperados pelos japoneses como o de março. Com o início da primavera, as paisagens brancas e frias cedem espaço a um mar de flores rosadas que proporcionam um dos maiores espetáculos da natureza no arquipélago. As flores de sakura avançam a partir do sul do país e anunciam: é hora de sair com a família e os amigos para se divertir e apreciar a paisagem.

O hábito, tão difundido entre os japoneses, ainda é novidade para os brasileiros que chegam ao país. Veja a seguir algumas curiosidades sobre o sakura:

 

Mar de flores

A partir do mês de março, quando começa a primavera no hemisfério norte, o Japão é tomado por flores rosadas. São as sakura, flores de cerejeira. Elas começam a desabrochar nas árvores no sul do Japão, em Okinawa, e vão em direção ao norte, até Hokkaido. O fenômeno, que dura dois meses e se “move” como uma onda, é chamado Sakura zansen e significa, literalmente, linha de frente das cerejeiras. Os grandes apreciadores da flor fazem roteiros turísticos que acompanham a transformação da paisagem.

Leia mais...

AIKIDO E FAMÍLIA

Sensei Josnei Dias, Jose Dias, Anaide Dias e Sensei Josemar Dias

A família é o primeiro meio social com o qual nós interagimos, é nela que deve estar a base para a orientação educacional, moral e ética de cada pessoa.

No Instituto Makoto de Aikido em Sergipe, nos temos o nosso Dojo como uma grande família, unindo assim os nossos preceitos familiares aos princípios do Aikido. Transformando o Instituto em um centro singular de bem-estar com relações sociais agradáveis e benéficas.

“O Sensei é o modelo para os iniciantes, não existe a possibilidade de ele denominar o seu grupo de família, se nenhum dos seus entes próximos (esposa, irmão, pais etc.) faz parte do grupo.” Josemar Dias

“O AIKIDO foi a mim apresentado pelo meu irmão e com ele estou nessa jornada há 17 anos. Aprendi com ele como expandir nossos laços familiares através da prática constante no Dojo. A sinceridade, respeito, gratidão e lealdade (como irmão e Sensei) são a base do nosso relacionamento. Com certeza é de grande importância que os familiares estejam presentes no Dojo, percebo isso quando as pessoas nos veem treinando juntos.” Josnei Dias

“Sempre que podemos estamos treinando com os nossos filhos, e dando apoio nos eventos organizados por eles, sentimos o mesmo bem-estar na nossa família e no grupo AIKIDO, não tem como dissociar um do outro”. Jose Dias e Anaide Dias

AIKIDO E BEM-ESTAR

Sensei Josemar - Palestra

A definição de bem-estar vem ao longo do tempo adquirindo diversas significâncias nas mais variadas conjunturas sociais dos grupos sócio-culturais existentes.

Em conexo com as matérias milenares e contemporâneas referentes ao assunto, encontramos uma diversidade grandiosa de culturas e tradições do que seria o caminho do homem atual em busca do seu bem-estar.

Traduzindo essa estrutura para o AIKIDO contemporâneo, encontramos o ser humano em busca de um complemento, ou supostamente ao encontro de um novo caminho para a sua subjetividade, ou seja, um a forma que o faça subsistir com mais coerência em determinado meio sócio-cultural.

Leia mais...

AIKIDO E SINCERIDADE

Sensei Josemar explicando o Kanji Aikido

Na prática do AIKIDO percebemos uma evolução cíclica no desenvolvimento grupal e no engrandecimento pessoal. A Percepção do linear e o objetivo a ser alcançado e a idéia do “término da jornada” ao obter uma determinada graduação, vão cedendo lugar para algo muito mais engrandecedor, ou seja, “viver o momento da jornada”.

Cada momento é único e não se repete. O praticante deve procurar ter a sensibilidade de buscar naquele momento a inspiração para os momentos seguintes sem desprender a sua mente para o futuro ou para o passado, viver o momento é buscar nele o seu engrandecimento pessoal.

A natureza nos mostra com sabedoria que tudo gira em torno de ciclos, o passar das estações, o ciclo natural humano do nascimento até sua morte, o universo em si organizado em sua forma elipsoidal e infinita. A sabedoria nasce em perceber que ao participar de determinados ciclos: familiares, coorporativos, acadêmicos etc. Eventos irão se repetir, porém de uma maneira singular ao passado. Nosso dia-a-dia também é estruturado em ciclos, desde o momento que acordamos, iniciamos as nossas tarefas e retornamos ao nosso lar. Desde o passar da semana, do mês, do ano e, por fim, da sua vida.

Leia mais...

Makoto

MAKOTO é o Kanji que significa SINCERIDADE e verdade interior; seu sentido expressa a concordância espiritual oriunda do coração entre o que se fala e o que se faz.

Sakura

SAKURA

Flor de Cerejeira - ou SAKURA, representada no brasão do Instituto Makoto, há muito tempo é adorada pelos japoneses, pois além de integrar a flora nacional do Japão, também simboliza o Ichi Go Ichi E.

Virtudes familiares

Virtude familiares

Sintonia de Ideais e Ações

Sintonia de Ideais e Ações

Externe o seu melhor

Externe o seu melhor